top of page

EU NÃO TENHO EMPRESA REGISTRADA


A realidade do Brasil é que muitos empreendedores ou profissionais liberais têm seus NEGÓCIO, mas não tem EMPRESA formal, desta forma não fazem gestão, porque pensam que não é necessário.

TER UM NEGÓCIO é ser fonte geradora de receita, emprego (mesmo que indireto) e fazer parte da sociedade econômica independente de você ter se formalizado ou não.

Muitas pessoas iniciam seus negócios informalmente, "para ver se dá certo". Mas inicialmente, além de realmente trabalhar, não fazem mais nada, isto é, não fazem a gestão, então como podem saber se está dando certo?

A maioria nem gerou um PLANO DE NEGÓCIOS para começar a trabalhar.

Mas lembre-se que você tem um NEGÓCIO NAS MÃOS, você tira o seu sustento daí, tem a intenção de conquistar os seus sonhos com a renda gerada por este negócio e mais importante, INVESTE O SEU TEMPO para fazer isto “andar”.

Então independente de você ser formal ou não, você precisa FAZER A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO.

Uma boa gestão é baseada em um tripé.

Em todos estes três itens você deve ser cometente, eficaz e inovar sempre.

Pessoas: refere-se ao conhecimento técnico e habilidades, ao comprometimento e à execução.

Produto/ Serviço: refere-se em conseguir o produto final com as especificações/ requisitos desejados pelos clientes (não o quê você acha que precisa, mas sim o que o cliente necessita ou deseja)

Processo: é a execução do trabalho com menor custo, no melhor prazo com o máximo resultado – isto é: ser eficaz.

Você sabe quais são os processos do seu negócio? Creio que pensou apenas no operacional, mas há os processos de Marketing de Vendas, de Compras, do Financeiro. Todos estes departamentos têm processos e podem atrapalhar o seu produto ou serviço final.

Algumas questões sobre uma boa gestão:

  • Operacional – tudo o que precisa ser feito para entregar o produto final. Pontos de qualidade; pré-operação (agendamento, ou recebimento da MP)

  • Marketing – você está prestando atenção no seu cliente – perfil, necessidades, desejos, tendência de mercado? Como os clientes estão se movimentando?

  • Vendas – você está vendendo o seu produto e serviços com os reais benefícios que você têm e com o diferencial do seu negócio?

  • Compras – suas compras estão sendo eficientes, não estão atrapalhando o processo? Seja de MP ou materiais auxiliar, materiais de escritório, de higiene etc

  • RH - você está dando atenção, condições de trabalho, treinamento e mantendo a motivação dos seus colaboradores - de todas as áreas?

  • Financeiro – você tem ao menos o Fluxo de Caixa no seu negócio para extrair indicadores e fazer análises que irão orientar as compras, as vendas, o marketing, as pessoas, os processos? Tudo isto? Sim!

A Gestão Financeira não é só apontar números e verificar se teve lucro!

É saber se as vendas estão suficientes e lucrativas – assim você pode direcionar melhor seu marketing.

As finanças também lhe oferecem informações sobre a eficiência das compras, nos processos e muito mais.

Se não fez nada até agora, ou fez muito pouco, COMECE AGORA - pode ser pelo Plano de Negócios, o do Sebrae é ótimo, eu sempre indico.

Se a sua empresa já está consolidadas, mas gostaria de rever sua posição, pode aplicar novamente o Plano de Negócios.

Você pode utilizar o Canvas, o Orçamento Empresarial e outros.

Você tem que reservar um tempo para "estudar", há muitas ferramentas legais e gratuitas na internet.

Quer aprender sobre Fluxo de Caixa, acesse o site do Finanças Bem Simples.

Então, VOCÊ PODE ATÉ SER UM AGENTE INFORMAL na economia, mas isto não lhe exime de que o seu negócio faça parte da economia e por esta questão precisa que você faça a Gestão do seu Negócio!

Só gerenciando seu negócio você vai tirar o sonho do papel e fazer crescer o seu “suado” dinheiro.

Se você achou este texto relevante, cadastre-se aqui no Blog para receber outros posts.

Abraços, sucesso!

Tati Carazzai

Posts Destacados
bottom of page