top of page

JÁ É HORA...


2019 - Financas Bem Simples - lhe ajuda!

É complicado já falar em 2019 em pleno outubro, mas pensar em ter um BOM ANO requer planejamento e isto leva um pouco de tempo, então, já É HORA DE FAZER O ORÇAMENTO EMPRESARIAL PARA 2019.

Por que?

Porque é direcionamento para que você possa criar estratégias e garantir além do seu Lucro, também Caixa (dinheiro) no seu negócio.

A crise política gera muito instabilidade, o desemprego está grande, mas o tamanho do nosso mercado ainda é potencialmente bom para qualquer negócio.

Então o PRIMEIRO PASSO é definir onde queremos chegar!

O QUE É O ORÇAMENTO EMPRESARIAL?

É uma ferramenta financeira que vai demonstrar quanto você projeta faturar no próximo ano e quais serão seus possíveis gastos. Assim, somando e diminuindo, você terá uma previsão de saldo.

QUAL O OBJETIVO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O principal objetivo é o “norte”, suas metas! E a partir desta informação, você vai gerar estratégias de como atingir suas vendas e como controlar os seus gastos.

Pode-se dizer que é uma orientação de quanto você terá que “correr” atrás para vender seus serviços e/ou produtos para pagar suas contas. E também, saber o valor de cada gasto, para poder controlar o seu valor.

Outro objetivo é planejar onde será investido o valor positivo do saldo. O que deve ser feito com o dinheiro.

COMO FAZER O ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Há dois caminhos:

  1. Se você já tem anotações sobre suas entradas e saídas, então, transfira estes valores, reconsiderando a situação atual da economia, e projete novos valores para o próximo ano; Lembre-se de considerar as variações de cada ano. Gastos (são todos os custos e despesas - fixas e variáveis.)

  2. Se você não tem anotação nenhuma, terá que projetar pelo seu conhecimento, pelo seu “feeling”. Este caminho não é errado, apenas, menos preciso; com maior chance de erros. Mas se você não começar, no próximo ano, não terá dados para projetar novamente.

  3. Dica: VOCÊ PODE APROVEITAR OS MESES de Novembro e Dezembro para fazer suas anotações e assim, vai ficar mais fácil projetar.

O Orçamento Empresarial é uma tabela, e pode inclusive ser feito manualmente.

ALGUMAS DICAS VALIOSSAS

  • Os valores de entrada devem considerar a sazonalidade do negócio. Isto é, os meses que tem menor movimento, devem ter um valor de entrada/faturamento menor.

  • Sempre projetar o valor de entrada pelo mínimo possível;

  • Os gastos devem ser abertos por item;

  • Os gastos devem ser projetados por valor mais alto, isto é, por um valor sem margem de erros;

  • Com estes cuidados, entradas menores, gastos maiores, as chances de erros são minimizadas, porque você está trabalhando em um cenário pessimista;

  • O valor do saldo sempre será o mínimo, você deve entender que você deverá buscar sempre ter mais faturamento, ou controlar e gastos para pagar menos.

  • O Orçamento Empresarial não é feito em um dia só! Você deve separar um período (uma manhã ou uma tarde) e faça o “esqueleto”. Depois você deverá revisar ele mais duas ou três vezes em dias distintos, porque assim, você terá outra visão, vai lembrar algum gasto não orçado, vai analisar os valores orçados para verificar se é possível ou não.

E ENTÃO, VAMOS FAZER?

Vou colocar aqui, alguns links para você também poder pesquisar mais:

https://www.treasy.com.br/blog/orcamento-empresarial

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/orcamento-empresarial/21484/

O NEGÓCIO DO FINANÇAS BEM SIMPLES É FAZER O SEU NEGÓCIO TER MAIS DINHEIRO EM CAIXA!

Em novembro e dezembro - palestras presenciais - ORÇAMENTO EMPRESARIAL BLINDADO!

Um bom final de 2018 e um FELIZ e RICO 2019!

SUCESSO!

Se você curtir este artigo, por favor deixe um comentário! Se tiver alguma dúvida, também mande-nos um e-mail!

Eu espero que você "arregace as mangas" e inicie o Orçamento do seu Negócio!

Posts Destacados
bottom of page