top of page

2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora! (parte 3)

Continuando a série 2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora!(parte 3), lembre-se que os dias restantes de 2016 são fundamentais para coletar informações sobre o seu negócio e o mercado; analisar com calma cenários para o próximo ano e tomar atitudes ainda este ano e entrar em 2017 muito melhor.

Neste texto vamos falar do ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

O QUE É O ORÇAMENTO EMPRESARIAL?

É uma ferramenta financeira que vai demonstrar quanto você projeta faturar no próximo ano e quais serão seus possíveis gastos. Assim, somando e diminuindo, você terá uma previsão de saldo.

QUAL O OBJETIVO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O principal objetivo é o “norte”; é a orientação de quanto você terá que “correr” atrás para vender seus serviços e/ou produtos para pagar suas contas. E também, saber o valor de cada gasto, para poder controlar o seu valor.

O segundo objetivo é planejar onde será investido o valor positivo do saldo. O que deve ser feito com o dinheiro.

COMO FAZER O ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Há dois caminhos:

a) Se você já tem anotações sobre suas entradas e saídas, então, transfira estes valores, reconsiderando a situação atual da economia, e projete novos valores para o próximo ano;

b) Se você não tem anotação nenhuma, terá que projetar pelo seu conhecimento, pelo seu “feeling”. Este caminho não é errado, apenas, menos preciso; com maior chance de erros. Mas se você não começar, no próximo ano, não terá dados para projetar novamente. DADOS NECESSÁRIOS Não há um formato pré-definido, porque cada negócio tem suas peculiaridades e estas devem ser levadas em consideração. Mas quanto mais específico melhor: AS ENTRADAS: tente projetar por produtos/serviços ou grupos para que as estratégias que serão geradas sejam mais específicas e assertivas. CUSTOS: vai depender dos produtos/serviços ou grupos que você criou na entrada. Lembre-se que CUSTOS é tudo aquilo relacionado com seu produto ou serviço e que sem este gasto seu produto ou serviço não pode ser entregue. DESPESAS: faça uma análise e projeção conforme o ano vigente. Despesas são todos os gastos associados, estruturais que dão suporte ao seu produto ou serviço. Sem este gasto, se produto e serviço pode ser entregue de forma mais complicada.

·DICA: Você pode fazer orçamentos separados e depois juntar em um só:

  • Orçamento de Vendas

  • Orçamento de custos de produção

  • Orçamento de Despesas

  • Orçamento de RH e mão de obra

  • Outros

O Orçamento Empresarial Anual, nas grandes empresas chamado de Budget ,é uma tabela e pode inclusive ser feito manualmente nos pequenos negócios.

OUTRAS DICAS

  • Os valores de entrada devem considerar a sazonalidade do negócio. Isto é, os meses que tem menor movimento, devem ter um valor de entrada/faturamento menor.

  • Sempre projetar o valor de entrada pelo mínimo possível;

  • Os gastos devem ser abertos por item;

  • Os gastos devem ser projetados por valor mais alto, isto é, por um valor sem margem de erros;

  • Com estes cuidados, entradas menores, gastos maiores, as chances de erros são minimizadas, porque você está trabalhando em um cenário pessimista;

  • O valor do saldo sempre será o mínimo, você deve entender que você deverá buscar sempre ter mais faturamento, ou controlar e gastos para pagar menos.

  • Com o saldo mais baixo, você também tem uma margem de segurança porque vai lembrar eventualmente de um gasto não orçado.

  • Você deve analisar os valores orçados para verificar se é possível ou não.

O Orçamento Empresarial não é feito em um dia só! Você deve separar um período (uma manhã ou uma tarde) e faça o “esqueleto”. Depois você deverá revisar ele mais duas ou três vezes em dias distintos, porque assim, você terá outra visão,

Eu espero que você arregace as mangas e inicie o Orçamento do seu Negócio para 2017 ser muito melhor!

Se gosto, compartilhe com seu amigos!

Curta o site do Finanças Bem Simples!

Posts Destacados
bottom of page