top of page

FLUXO DE CAIXA: SE VOCÊ NÃO TEM UM, VOCÊ NÃO TEM UMA GESTÃO EFICIENTE

  • Foto do escritor: Tatiana Carazzai Machado
    Tatiana Carazzai Machado
  • 25 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Posso ter perdido já alguns leitores, com esta afirmação do título, mas deixe-me explicar!

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta extremamente eficaz, imprescindível e simples de utilizar!

Ela é a base de várias outras ferramentas de gestão financeira – orçamento empresarial, levantamento real de despesas e custos, auxilia a estruturar o PREÇO DE VENDAS e o PONTO DE EQUILÍBRIO. Apresenta números para estratégias de vendas e de investimentos.

Além disto, é a única ferramenta que faz a gestão do seu dinheiro no dia a dia, com assertividade, se bem implantada!

Muitos empresários têm várias planilhas, até o DRE, mas não têm a sensação de que algo falta. Que a gestão, principalmente do contas a pagar está difícil! Tudo isto, porque não administram seu fluxo de caixa como ferramenta de gestão.

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO:

É uma planilha, simples ou elaborada, que deve conter tudo o que há para pagar e tudo o que há para receber. Mas além disto, tem que ter os saldos! Sem saldo, o Fluxo de Caixa não é uma ferramenta válida. Por quê?

Porque é o controle e a conferência (conciliação) de saldo que lhe garante que tudo está lançado. E esta é uma das funções principais do Fluxo de Caixa – “NENHUM LANÇAMENTO ESCAPA!”

OS MOMENTOS DO FLUXO DE CAIXA:

Eu gosto de falar que o Fluxo de Caixa tem 2 momentos distintos e interligados. E ambos são fundamentais no processo:

- Fluxo de Caixa Realizado – o que passou. Lhe fornece o saldo atual para gestar sobre o futuro. É a base para as demais ferramentas. (Em alguns sistemas é o chamado “Movimento de Caixa”).

- Fluxo de Caixa Previsto – o que irá acontecer. AQUI ESTÁ A FERRAMENTA DE GESTÃO. Lhe fornece uma visão bem realista (quando feito com atenção) do que irá acontecer com o seu dinheiro, se você vai ter dinheiro para pagar as contas e sobrar; se vai faltar dinheiro, quando. E então você administra – decide antecipadamente o que fazer antes da situação chegar.

Para mim, FLUXO DE CAIXA É UMA FERRAMENTA ANTI-STRESS.

Porque se você toma atitude antes da falta de dinheiro ocorrer, além de ter muito mais chances do resultado ser positivo (tipo uma negociação com fornecedor); você com certeza vai fazer isto de maneira mais tranquila, porque não está com a “pressão do dia” de “apagar o incendiou” ou “enfrentar o leão”, porque este "leão" já foi resolvido!

Se eu estou falando em empurrar as dívidas? Não! Estou falando em administrá-las, para que possa ter a mente serena e achar a solução da falta do dinheiro; achar as causas; ganhar alguns dias para que possa reverter a situação!

E se você não tem problema no dia a dia para pagar as contas, que bom! Mas tem que administrar o fluxo de caixa para que o “bolo” cresça! Se gastar sem controle, talvez demore mais ou nunca consiga realizar o seu sonho!

Muitos apenas trabalham, pagam as contas e sentem-se felizes porque não sofrem tanto! Mas eu pergunto: “Será que você merece só isto (pagar as contas em dia) por empregar seu tempo e seu dinheiro?”

AINDA QUERO LHE FALAR SOBRE A BASE PARA OUTRAS FERRAMENTAS

Se você tem certeza que tudo está lançado (Fluxo de Caixa Realizado), você tem informações suficientes para:

  • Calcular sua despesa fixa – porque a sua média, do que realmente pagou, está lançada, correta e completa.

  • Projetar o seu Orçamento Empresarial – com base nos dados de um ano, você projeta o próximo ano, com mais assertividade, definindo metas que respeitem as sazonalidades.

  • Calcular seu preço de venda – tendo corretamente os valores percentuais dos custos e despesas variáveis bem apurados dentro da sua realidade e a despesa fixa confirmada, a assertividade do cálculo do Preço de Venda será muito maior.

  • Fazer investimentos que possa pagar – ter certeza que pode pagar o investimento necessário, lhe dá muito mais motivação e tranquilidade de que está no caminho certo!

  • Negociar melhor com seu fornecedor e bancos – quando se tem os números na mente, sabe-se onde quer chegar e até onde pode ir lhe assegura uma negociação mais tranquila.

ÚLTIMAS OBSERVAÇÕES:

O mais importante, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta que se encaixa em qualquer tipo de negócio – de uma pessoa ou milhares de pessoas!

O que aconteceria se você tivesse tranquilidade para pensar no parte operacional e estratégica do seu negócio? Com certeza, teria mais dinheiro!

O Fluxo de Caixa deve ter os “olhos” no futuro, só apurar os dados realizados não lhe ajudam em nada. Têm que analisar o que está por vir, gestão é antecipar-se! E o fluxo de caixa lhe permite isto!

Quer aprender mais na prática – clique aqui

Muito Sucesso!

Tati Carazzai

Comments


Posts Destacados
bottom of page