top of page

COMO ACHAR E MANTER CLIENTES, mesmo com a Crise

Este é um grande desafio – ACHAR NOVOS CLIENTES E MANTER AS VENDAS mesmo com o país em crise.

O cenário é difícil e a mídia impõe maciçamente a “tragédia” da crise e o desgoverno da política.

Mas eu ouso lhe perguntar para que você pense na CRISE nos seguintes aspectos:

  1. Seu mercado está em crise ou ele está sofrendo consequência da crise de outros mercados;

  2. Ainda há potencial de mercado? Isto é, há pessoas comprando na quantidade suficiente? Se há pessoas comprando, elas podem/têm que comprar de você;

  3. Você vai entrar na crise ou vai encontrar soluções criativas para manter suas vendas?

  4. Sua empresa está em crise? O que representa a crise? Falta de dinheiro?

Todos sabem que a minha área é Gestão Financeira, mas o financeiro de um negócio é a consequência dos demais; porém, também é o INDICATIVO DO HOJE e a PERSPECTIVA FUTURA de curto prazo do SEU NEGÓCIO, independente de crise.

Por isto sou fascinada por gestão de negócios! Minha última especialização – M.B.A. em Gestão Empresarial pela FGV – demonstrou bem o que escrevi no parágrafo acima.

Todos os setores são importantes e estão interligados, a Gestão Financeira é o DEMONSTRATIVO DE COMO ANDA SUA GESTÃO e acende o sinal, onde você DEVE AGIR.

Em períodos de crise, há uma atenção latente na área comercial, porque é preciso maior esforço, maior número de clientes para manter-se no mercado.

É preciso sim dar mais atenção!

Alguns sites e textos sobre vendas orientam algumas atitudes:

  1. Mantenha a Força de Vendas Qualificada (cuidado com as demissões, ou talvez seja a hora de substituição); mantenha o treinamento e a motivação.

  2. Invista no relacionamento com clientes – visitas mais frequentes, ligações (mesmo que seja apenas para saber como andam os negócios do seu clientes, ajude a achar uma solução);

  3. Crie diferenciais – entrega, quantidades fracionadas, agilidade, etc (Use a equipe para discutir).

  4. Faça uso das informações que você tem dos seus clientes – classifique-os e aja com ações direcionadas e assertivas. Tenha sempre um objetivo em cada ação.

  5. Personalize suas vendas – com descontos diferenciais, prazos;

  6. Faça um brainstorm de análise do Mercado com informações dos clientes, do mercado, dos concorrentes e classifique quais são positivas, quais são negativas. Ações positvas que podem auxiliar nas vendas devem ser implementadas com agilidade; Ações negativas que podem atrapalhar a venda devem ter um plano B e serem monitoradas;

HÁ AINDA A SEGUINTE QUESTÃO A SER ANALISADA – a comunicação com o seu potencial cliente está boa? Creio que não, caso contrário você estaria vendendo.

Então analise:

  1. Você está comunicando onde seu cliente está? Qual o canal de vendas você está utilizando – facebook, impressos, mídia televisiva... O que o seu cliente assiste? Você tem que chegar até o seu potencial cliente;

  2. Qual a linguagem você está utilizando? Pense bem no seu público alvo e pense se você está comunicando de forma assertiva – palavras (contexto e quantidade); imagens; áudios; formal ou informal; Prova Social – isto é, seu potencial cliente entende que você realmente existe e é confiável?

  3. Qual a frequência que você está se comunicando – todos os dias é muito, quinzenal é pouco – ache o prazo ideal;

  4. Você está só vendendo ou está ofertando benefícios, brindes etc?

Captar novos clientes com certeza é mais difícil em tempo de crise, porque estamos mais propensos a não gastar. Seja criativo! Seja analítico no sentido de saber onde quer chegar para desenhar o como!

Umas das melhores questões que aprendi quando uma empresa está sem dinheiro é – este é um problema a ser resolvido pelo Gestor Financeiro, as demais áreas devem manter o foco em seus expertises, porque senão a empresa toda fica doente, correndo atrás de dinheiro. Cuidado!

Não é esconder a situação, mas cada um tem que manter o seu foco e dar o melhor de si, para que as ações de todos reflitam na melhora do financeiro. É uma questão de postura!

O Gestor Financeiro não pode ficar se lamentando, têm que assumir a responsabilidade das suas ações e ajudar aos demais a encontrar soluções criativas, econômicas e assertivas.

Para acompanhar outras dicas, inscreva-se aqui no Blog!

Espero que você esteja refletindo a respeito do escrito acima, mude algumas estratégias e consiga boas vendas!

Tati Carazzai

Posts Destacados
bottom of page