2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora! (parte 6)
- Tatiana Carazzai Machado
- 10 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Continuando a série 2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora! (parte 6).
Neste texto vamos falar do OBZ – ORÇAMENTO BASE ZERO.

O QUE É O OBZ?
O OBZ – Orçamento Base Zero é uma ferramenta de Orçamento Empresarial, alinhado com o Planejamento Estratégico, que tem uma lógica inversa.
Isto é, o orçamento é construído de baixo para cima, partindo do “Zero”.
A Equipe deve analisar a Missão, Valores, e metas da empresa e construir os projetos ou Planos de Ação necessários para atingir as metas.
Conforme o site da Treasy - O OBZ é uma é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas na elaboração do Planejamento Orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores (a famosa Base Histórica).
POR QUE FAZER?
O melhor benefício do Orçamento Base Zero é a redução de custos e despesas. Porque a análise é mais criteriosa, auxiliando na identificação de despesas supérfluas. Como há redução, há uma consequente melhora nos investimentos, na eficácia e retorno dos valores aplicados.
COMO FAZER?
Em função da sua criticidade, é preciso um grande esforço da organização para a sua implementação. Requer:
a) Mobilizar uma equipe realmente comprometida com o OBZ;
b) Separar o negócios em pequenas unidades para melhor identificação dos custos e despesas envolvidos; assim com as necessidades de investimentos;
c) Identificar as metas de cada unidade e gerar os Planos de Ações por unidades de negócio;
d) Definir os indicadores e métricas de cada unidade de negócio;
e) Definir o limiar – este é um conceito importante dentro do OBZ – é qual o valor e recursos mínimos que a empresa e/ou suas unidades de negócios precisam para operar. Este item é fundamental por a partir do mínimos consegue enxergar o valor incremental; não quer dizer que não possa ou não deva ser utilizado o valor de recurso incremental, mas é preciso saber qual é este valor.
f) Reunião para decidir quais os custos e despesas serão “aceitos” no orçamento empresarial. Discussão, considerando o limiar de operação

QUAIS AS VANTAGENS
Identificação mais clara de despesas e custos supérfluos
Priorizar investimentos, o que gerará maior retorno
Redução de despesas e custos
Melhoria operacional
Identifica e elimina processos obsoletos
QUAIS AS DESVANTAGENS
Maior tempo para sua elaboração
Obriga a justificativa de cada despesa
Requer gestores treinados em OBZ
MINHAS CONSIDERAÇÕES Para uma empresa em fase inicial e de expansão é fundamental, pois o histórico não se torna muito relevante e orienta melhor o caminho a percorrer para atingir as metas. Em empresa maduras e maiores, o OBZ é fundamental e dado momento para rever processos; avaliar despesas e custos; melhorar a eficácia dos investimentos; além é claro de uma boa avaliação de pessoal (mesmo que esta não seja a proposta, mas o comprometimento é essencial); Dá uma boa visão do “valor” mínimo para operação, o que demonstra um boa indicador para análise.
Proporciona uma análise minuciosa das prioridades estratégicas do negócio.
VALE A PENA PESQUISA MAIS SOBRE OBZ:
Treasy - https://www.treasy.com.br/blog/orcamento-base-zero-obz
Endeavor - https://endeavor.org.br/orcamento-base-zero-custos/?esvt=-b&esvq=_cat%3Aor%C3%A7amento&esvadt=999999---1&esvcrea=77671305205&esvplace=&esvd=c&esvaid=50078&gclid=Cj0KEQiAqdLDBRDD-b2sv6-i6MsBEiQAkT3wAoGtVvOiyBAItMR9bz9RP4mgDqlPBAI3HnL9P1GfuTYaAiRH8P8HAQ
Movimento Empreenda - http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/04/ferramenta-obz-orcamento-base-zero-para-pequenas-e-medias-empresas-021.html
Eu espero que você tenha gostado, seja qual for a ferramenta que você for utilizar!
Se você gostou, compartilhe! Se você quiser receber os outros textos na sequência, cadastre-se no rodapé!
Comentarios