top of page

Como está a sua comunicação com seus clientes?

Estive em uma loja dias atrás acompanhando a minha mãe e gostei muito do que vi – vendedoras atenciosas sem serem "massantes". Me deixaram espaço para visitar a loja sem me incomodar. Todas as pessoas pela qual eu passei, que trabalhavam na loja, me mostraram um sorriso, e colocaram-se a disposição de me auxiliar, sem ficar atrás de mim.

Isto é atendimento! A comunicação está no sorriso, na disposição.

Quando temos um negócio, precisamos entender o perfil do nosso cliente para que possamos nos comunicar com ele de forma bem característica, conforme os valores da empresa. A comunicação também faz parte da "cara" do negócio!

Qual é o perfil do seu cliente?

Esta é uma pergunta bem específica e apesar do que muito acham, você precisa entender quem é o seu público maior e sua comunicação deve ser direcionada a ele na maior parte das vezes.

Se você faz uma comunicação abrangente, isto é, atendendo a todos os públicos, você atinge muito pouco as pessoas, porque na verdade ninguém irá se identificar fortemente com o seu negócio.

Se não há identificação, não há comunicação, não há possibilidade de vendas.

Se você acha que tem um grande público, divida este em categorias e crie tantos anúncios, posturas, promoções quanto foram as suas classificações - para estes públicos específicos.

O perfil do cliente tem haver com a idade, preferencias – esporte, moda, cores, profissão, estilo etc. Preste atenção nos clientes que estão comprando e tente identificar características comuns (idade, escolaridade, até altura, peso etc. podem ser padrões).

Você pode utilizar as ferramentas do Facebook, para quem tem páginas corporativa - lá já te mostra um pouco do perfil de quem acessa sua página.

Também pode fazer uma tabela simples, incluindo até potenciais clientes, não só o que compraram, pela simples observação:

O primeiro passo para iniciar uma venda é o que os especialistas chama de abordagem.

Como você vai abordar o seu cliente – sua linguagem, sua postura, sua vitrine, sua propaganda. Exemplo: Se você tem um departamento esportivo - não pode atender seus clientes vestindo terno. O mesmo é o contrário. Sei que este é um exemplo bem simples.

Pense em outro exemplo: você atende muitas mães - há diversos perfis, é claro, mas em comum, as mães em geral tem pouco tempo então - como está a vitrine na sua loja, é prática? Como estão o layout da sua loja, do seu site?

Seu negócio tem atendentes para estas mães? Por creio que as mães, diferente de quando vão comprar para si, preferem ter alguém para atendê-las. Você está fazendo isto no seu negócio?

Uma das maneiras também de identificar o seu público é através de pesquisas. Há muitas ferramentas gratuitas para você montar um questionário. Mas para você utilizar, precisar dar algo em troca – um brinde – o que já pode fazer com que o cliente vá até o seu negócio.

A análise de perfil cabe para qualquer ramo: comércio, indústria, serviços.

Quando atendemos muitos clientes pessoas jurídicas, isto é, outras empresas, é um pouco mais difícil analisar o perfil, mas para pensar e você vai conseguir achar uma característica que possa ser seu diferencial no atendimento e fidelizar o cliente.

Se você identificar bem o perfil do seu cliente, poderá montar toda a comunicação - vitrine, propagandas, uniformes, layout do negócio, layout do site, música etc.

A comunicação tem o objetivo de manter você

sempre presente na mente do seu cliente.

Espero ter contribuído com a sua análise. Se gostou, deixe um comentário e compartilhe!

Boas Vendas!

Posts Destacados
bottom of page