top of page

ABC FINANCEIRO PARA MICROEEMPREENDEDORES

Texto 01 – O Início

Microempreendedor

​Hoje estava pensando nos MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, sejam eles Profissionais Liberais, Artesãos, Vendedores e tantos outros que estão crescendo muito em número no Brasil. E vejo espaço para todos!

Mas o que me toca mesmo, é que não consigo entender a grande maioria que tem uma “mina de dinheiro” nas mãos, mas continua fazendo, seu dia a dia, produzindo seus produtos sem enxergar que podem realmente ganhar mais dinheiro!

COMO?

Não estou pensando em “mais trabalho mais”, até por que, uma boa parte são mulheres, mães de família; mas apenas em fazer a gestão do negócio! Quando se conhece os números do negócio, se tomam decisões mais assertivas – como o que produzir e vender; controle de gastos; otimizar as horas trabalhadas;

Outra coisa que me deixa em dúvida, é que a maioria não pensa no principal, não pensa em um objetivo. Sempre é preciso ter algo que motive.

O empreendedor precisa definir o que quer adquirir – um móvel, um bem maior, uma viagem, um curso, uma cirurgia reparadora etc.

Eu, como financeira, entendo a dificuldade e a resistência das pessoas em controlar melhor o seu dinheiro. Números de um negócio estão associados:

- à contabilidade,

- à economia ou até

- a dívidas.

Muitos têm anotações, mas quando eu pergunto o que fazem com aquilo? Em geral, nada.

O empreendedor precisa entender que em finanças - números estão associados à POUPANÇA.

E poupança, não são alguns trocados guardados no banco; na verdade é o lucro efetivo que você tem em mãos; é o resultado puro do seu esforço; e este pode se tornar muito grande se você tiver determinação, força de vontade.

  • Determinação para buscar o seu objetivo.

  • Força de vontade para aprender a gestar os números do seu trabalho.

Finanças é a ciência que cuida do dinheiro – seja pessoal ou empresarial;

Finanças básica, que é o que eu proponho para você, tem cálculos simples das 4 operações matemáticas, você utiliza o seu celular para fazer – somar, diminuir, multiplicar e dividir.

Diferente de contabilidade, a gestão financeira é NECESSÁRIA A QUALQUER TAMANHO DE NEGÓCIO – seja MEI ou Multinacionais.

E POR ONDE COMEÇAR?

Anotando durante o mês:

  • Todos os Recebimentos

  • Todos os Pagamentos

- Fazendo a conta:

+ Recebimentos

- Pagamentos

= Resultado do mês*

* Aqui, há um influencia muito grande dos itens que entregamos e não recebemos, mas isto é assunto para outro texto.

O que quero mostrar aqui, é que você PRECISA ENXERGAR O RESULTADO.

Então comecei esta Série – ABC Financeiro para Microempreendedores - espero que você tenha gostado e continue me acompanhando!

Se gostou, compartilhe!

Se quiser seguir eu perfil no Google + - https://goo.gl/EJV1aD

Posts Destacados
bottom of page