top of page

EU GOSTO DE CRISE

ATÉ GOSTO DA CRISE

Calma, vou explicar já, já o meu pensamento. Mas antes quero que você responda?

- Você acha que um país com mais de 200 milhões de habitantes é um país sem mercado consumidor?

Só para você ter uma ideia –

México: 122 milhões

Inglaterra: 53 milhões

Alemanha: 80 milhões

Argentina: 41 milhões

Sabe por que somos a 7ª Economia do Mundo – porque temos o 7º maior PIB do mundo (PIB é a medida do que é produzido em um país).

Com estes números, sempre há mercado!

Sempre há mercado para aqueles que inovam, para aqueles que reveem os seus custos, para os fortes e persistentes.

Talvez não seja o momento de manter a política de margem de lucro alta, mas de manter-se no mercado até a crise minimizar.

Eu gosto de crise por que:

- Tornamo-nos mais eficientes;

- Tornamo-nos mais criativos;

- Enxergamos novas possibilidades;

- Implantamos inovações – na gestão, na comunicação, nos processos internos; nos produtos e serviços;

- Saímos do comodismo de fazer pouco e ganhar muito;

Só os fortes, os dedicados e os humildes (aqueles que prestam atenção nos clientes e querem aprender) sobrevivem na crise.

Com certeza há mercado, mas agora é hora de fazer diferente e de se tornar melhor!

Esta crise para mim é muito diferente, porque a raiz da crise no Brasil é política, não econômica. Com reflexos sim na economia. Isto significa que não faltam bens de consumo, diferente da Venezuela que o povo tem um pouco de dinheiro e não tem o que comprar.

Então, todos estão controlando o dinheiro até porque este diminuiu, mas todos continuam comprando!

  • Além disto, há uma infinidade de material disponível na internet para você aprender e melhorar sua maneira de gestão, sua maneira de vender; sua persuasão; suas finanças; seu RH.

  • E outro dado que gosto na crise, é que há um pouco mais de tempo para você treinar seus funcionários; escutar o que eles têm a lhe falar sobre como melhorar. Estão cheios de soluções simples, se você for humilde.

  • E tem também, muita gente boa, profissional, desempregada querendo uma nova oportunidade. É hora de mudar também o quadro de funcionários! Dê um jeito de tirar as “ovelhas negras” que contaminam o ambiente e o deixam referem. Negocie com o sindicato, dê um jeito, sempre há um.

E uma dica: Mantenha o ambiente de trabalho saudável; deixe a crise para a alta administração. Se você deixar o seu quadro de funcionários estressado com a crise, preocupados com o emprego; a produtividade vai cair, as perdas aumentarão e a situação vai ficar mais difícil. Então, tente ao máximo, manter a crise a portas fechadas, todos sabem que o país está vivendo um momento delicado, não precisa ficar “estressando” mais ainda. Se o ambiente estiver bom, é um problema a menos a resolver, ou problemas!

Pense nisto, a crise é boa também! E você, está disposto a sair da inércia?

Posts Destacados
bottom of page