Pequeno Dicionario para você (parte 1)
- Tatiana Carazzai Machado
- 9 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Olá, hoje quero deixar aqui 7 significados para você ir se familiarizando com conceitos de gestão e finanças. Não é propriamente algo técnico, mas significados simples que vão ajudar você a querer pegar um papel e uma caneta e começar a implantar a gestão financeira no seu negócio!
1. GESTÃO – forma de administrar. De ter controle, informações e tomar atitudes para melhorar e atingir objetivos.
O objetivo da gestão é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. (site: www.significados.com.br)
2. FINANÇAS – é a ciência que cuida do dinheiro.
(Do francês finance) é a ciência e a profissão da gestão do dinheiro.[1] Seu campo de estudo são as instituições financeiras, os mercados financeiros e o funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação, quer no mercado internacional. Quanto ao verbo, "financiar" significa fornecer fundos para negócios e projetos. (wikpédia – em 02/jan/2016)
Há duas áreas macros em finanças:
Dia-a-dia – que vai ajudar a administrar as contas e aumentar a poupança
Investimentos – quando já se tem poupança ou estrutura, e busca-se financiamento para investir. Lembre-se que investimento serve para aumentar a entrada de dinheiro.
3. POUPANÇA – é a parte positiva da equação:
(+) Entradas

(-) Saídas
(=) Poupança
E serve para você CONQUISTAR NOSSOS SONHOS. Você deve decidir qual parte vai para investimentos pessoais qual parte vai para reinvestimento no negócio.
4. GESTÃO FINANCEIRA – é a administrar os recursos financeiros (dinheiros, financiamentos) para fazer investimentos e aumentar a poupança;
5. FERRAMENTAS DE GESTÃO – ferramentas são tabelas, maneira de calcular, maneira de anotar (para que os dados virem informações), planilhas eletrônicas; Todas as ferramentas estão estruturadas para te orientar, guiar no momento de fazer e te mostrar resultados para que você tome decisões de forma mais assertivas, mais segura.
6. FLUXO DE CAIXA – é uma das principais ferramentas de gestão financeira. É adaptável para qualquer tamanho de negócio, e ramo de atividade (indústria, comercio, serviço ou entidade sem fins lucrativos). É IMPRESCINDÍVEL!
É uma tabela, ou planilha eletrônica que vai ter tudo o que tem a receber, tudo o que tem a pagar, os saldos.
É a base para outras ferramentas – Preço de Vendas; Orçamento Empresarial; Levantamento de custos e despesas; Decisão de Investimento; Aumento de Faturamento etc.
Pode ser bem simples ou mais elaborada; pode ser manual ou digital (inclusive há aplicativos).
7. SALDOS - é o resultado das contas de + e -. Você tem uma série de adição e subtração. O que resultado é o seu saldo. Há vários tipos:
- Saldo Inicial – é quando você inicia seu controle. Pode ser o do Início mesmo. Pode ser o do dia 01 de cada mês; o do primeiro dia do ano etc;
- Saldo Previsto – é quando você está fazendo projeções para frente; simulando possibilidades;
- Saldo Atual – é efetivamente o que você têm no momento que está apurando o resultado. (é o somatório do dinheiro, mais o que há no banco)
Espero ter ajudado você!
Aguarde outros conceitos em breve!
Se você gostou, deixe seu comentário, compartilhe!
Comentários