top of page

Não sabe como gerenciar as Compras do seu negócio?

  • Foto do escritor: Tatiana Carazzai Machado
    Tatiana Carazzai Machado
  • 19 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Fazer gestão de um negócio inclui várias ações, administrar pequenas ou grandes situações de áreas diferentes. Um dos maiores problemas enfrentados pelos pequenos e médios negócios é o Fluxo de Caixa. Ou seja, não ter o dinheiro suficiente em um ou mais dias para pagar as contas.

E uma das principais causas é a gestão das compras e dos estoques.

Não é fácil, mas é possível administrar o stress com algumas ferramentas:

  • é preciso entender a sazonalidade do seu negócio. Qual mês vende mais, qual mês vende menos. E qual é o tamanho desta diferença - 10%, 20%? A partir do mapeamento de vendas, pense nas compras para atender esta demanda, quando tempo de antecedência precisa comprar para que a mercadoria esteja disponível. E projete a forma de pagamento no fluxo de caixa para visualizar e negociar antes com o seu fornecedor.

  • os PRODUTOS : Use a técnica de Pareto para focar - 80% das vendas estão em 20% dos produtos; Concentre-se nestes 20% de produtos: quantos fornecedores há para eles; onde estão localizados; qual o preço e condições de compras e, principalmente, qual o prazo de entrega? Enfim, concentre seus esforços nestes pouco produtos (estoque, compras, estratégias de promoção e vendas).

  • se você tiver opções - comprar direto de produtor ou comprar de revenda - mesmo assim dá para gerenciar. As vezes comprar de revenda é uma boa opção, apesar do preco em geral ser mais alto, as vezes há flexibilidade na quantidade e no prazo de pagamento, o que facilita muito a gestão do negócio, do espaço físico, da logística de entrega etc. É importante manter 2 fornecedores ativos, sempre que possível. Mesmos que a proporção seja 90% - 10%, em caso de falta de produto no mercado, o fornecedor sempre dá prioridade para clientes frequentes.

  • faça um fluxo do processo de compras e identifique onde ocorre mais erros. Identifique as causas e implemente soluções. Envolva e comprometa as pessoas envolvidas no processo. As vezes só deixar uma folha para qualquer um anotar o uso da última peça, já resolve um "monte" de problemas.

  • se as tarefas são muitas, mantenha o foco e o esforço no controle de estoque dos principais itens (aqueles que mais saem, os que possuem maior valor agregado, os que são mais difíceis de obter - ex. importados). Definir uma estratégia de compras alinhado com o financeiro é fundamental.

Não é preciso fórmulas e cálculos complexos. Mas atenção em alguns pontos.

Um dos maiores problemas dos gestores, é não delegar e também querer controle nos mínimos detalhes, sobre tudo. Pense sobre isto!

 
 
 

Comments


Posts Destacados
bottom of page