top of page

Dicas para melhorar o seu negócio em tempo de crise

Muitos já dizem, em tempo de crise, tire o "S" e CRIE!

Sábado, dia 01/ago, estive participando de um workshop em São Paulo, ICEX 2015, promovido pelo Business School São Paulo e Insights Corporativos, sobre empreendedorismo, inovação, estratégias.

O que me chamou a atenção?

Alessandro Saade, que gerencia o projeto de fomento Empreendedores Compulsivo, colocou muito bem, tempo de crise é tempo de avaliação!

QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ AUDITOU O SEU NEGÓCIO?

O MERCADO, COM CERTEZA MUDOU E VOCÊ, CONTINUA FAZENDO A MESMA COISA?

Há no mercado, muitas ferramentas de Análise Estratégica, de redirecionamento, e todos com material disponível gratuitamente no Internet.

Reunião de Trabalho

As questões que o Professor Alessandro Saade colocou que gostaria de compartilhar com vocês são:

a) EU - quais são as minhas habilidades, ainda tenho todas as habilidades necessárias para a nova situação, preciso me aperfeiçoar, posso encontrar no mercado alguém para me ajudar?

b) NOVO - o que há de novo no mercado que eu possa utilizar? Utilize a técnica do Benchmarketing, e readeque processos, produtos, ideias no seu negócio.

c) MODELAGEM - utilize ferramentas de gestão, tenha um modelo - Pode ser uma planilha de 5W2H, pode ser um Business Plan, pode ser um CANVAS (gerenciamento de projeto). Tenha um!

d) OPERAÇÃO - coloque em prática, e lembre-se sempre da melhoria contínua. Sempre dá para melhorar!

e) LONGO PRAZO - pense "agora já estou atuando, o que vou fazer para sobreviver lá na frente". Qual a estratégia de longo prazo.

Junte a equipe, e avalie o seu negócio, enxergue o mercado e mantenha o FOCO DO CLIENTE (atenda o cliente com o que ele quer e não com o que você acha que ele quer).

Faça pesquisa de satisfação, não precisa ser com todos, comece!

Olhe a página Posts e Links Interessantes, sobre Emprendedores Compulsivos!

Deixe a sua opinião!

Posts Destacados
bottom of page