Preciso VENDER MAIS! O que devo fazer?
- Tatiana Carazzai Machado
- 13 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Muitas vezes as empresa querem e precisam melhorar suas vendas e acham que precisam baixar o preço, mas não conseguem; acham que estão brigando com concorrentes muito fortes, ou até mesmo, concorrência desleal.
Então, qual estratégia para aplicar?
Meu pensamento: “olhe para dentro da sua empresa, antes de olhar para fora!”.

Você já analisou internamente sua estrutura comercial? Muitas vezes a resposta está internamente:
Quanto sua equipe conhece como se monta o preço de venda? Se sua equipe não sabe estruturar o preço de vendas, não sabe calcular descontos, nunca vai conseguir ser crítica e sugerir melhorias. Também, nunca vai conseguir atender um cliente plenamente porque não tem argumentos para garantir sua negociação.
As metas são realmente alcançáveis ou são as necessárias? Se as metas necessárias são maiores que as alcançáveis, há alguma coisa errada;
Sua equipe tem autonomia para dar descontos, ou precisa sempre recorrer ao gerente, comprometendo a agilidade na negociação?
Você já prestou atenção, ou fez pesquisa sobre o atendimento dos seus colaboradores, você tem certeza de que todos são cortês, todos fazem o melhor para atender seus clientes, todos estão engajados com a missão?
Sua empresa transmite confiabilidade plena para o mercado: os clientes têm garantir que vão receber o produto exatamente como esperam ou como compraram? Suas especificações serão atendidas? Ele receberá o produto na data solicitada? A embalagem que receber o produto estará conforme, a transportadora não irá danificar? Uma dos itens que mais pesa no momento de trocar de fornecedor é confiabilidade.
Eu sugiro então:
Treine muito a sua equipe – ela tem que ser 100% para empresa e para o cliente – dê instrução do preço de vendas; dê treinamento de atendimento; dê sobre resolução de conflitos etc
Faça reuniões semanais – além de dar abertura para sua equipe falar, você poderá elogiar (motivar) e corrigir pequenos deslizes, com cautela. Uma empresa que não tem reunião semanal da equipe de vendas; não tem motivação. Mas cuidado, não faça reuniões improdutivas (só discussão) e longas, máximo de 45min. Tempo é dinheiro, organize-se!
Defina indicadores de confiabilidade e vá monitorando. Crie metas e talvez vá premiando a equipe, com pequenas coisas – bombom, por exemplo, sempre funciona.
A solução pode ser muito simples se você trabalhar em equipe!

Você está convidado a seguir meu perfil no Google+
Comments