top of page

2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora! (parte 4)

Continuando a série 2017 PODE SER MUITO MELHOR, se você começar agora!(parte 4), lembre-se que os dias restantes de 2016 são fundamentais para coletar informações sobre o seu negócio e o mercado; analisar com calma cenários para o próximo ano e tomar atitudes ainda este ano e entrar em 2017 muito melhor.

Neste texto vamos falar do MATRIZ SWOT.

O QUE É A MATRIZ SWOT?

A Matriz Swot é uma ferramenta de análise da estrutura do seu negócio! Serve para fazer uma análise de fatores positivo e negativos relacionados com aspectos internos e externos ao seu negócio.

OS OBJETIVOS

Muitas pessoas não se dão conta são:

- Enxergar as oportunidades que estão surgindo (aspecto externo), avaliar e criar estratégias para aproveitá-las.

- Perceber e monitorar a ameaças ao seu negócio e também criar estratégias para evitá-las e/ou minimizar seus impactos negativos;

- Além disto, analisando internamente a empresa – você deve aproveitar os pontos fortes (positivos), seu know-how e tornar seu negócio mais forte, e quanto aos aspectos das Fraquezas – tomar atitudes para eliminá-las ou minimizá-las porque isto atrapalha a produtividade, a eficácia e o lucro do seu negócio.

ENTENDENDO A MATRIZ SWOT

Uma tabela com 4 quadrantes:

FORÇAS – são os elementos positivos internos que tornam a sua empresa única, que destacam seu diferencial. Tem haver com know-how, com estrutura física, tempo de negócio, localização, capacitação dos profissionais etc

Exemplo:

  • Bom conhecimento do mercado (já atua a 10 anos)

  • Profissionais técnicos e comprometidos (em vária área têm técnicos com formação)

  • Maquinário relativamente novo, mas com boa produção

  • Produtos com ótimas qualidades

FRAQUEZAS – são os elementos negativos internos que atrapalham a sua produtividade, seu crescimento, seu lucro etc

  • Não domínio de exportação

  • Sem capacidade financeira no momento para investir

  • Deficiência na logística

  • Tomada de decisão muito centralizada

Este dois itens – Forças e Fraquezas – tem haver única e exclusivamente com a empresa, isto é, são itens que a própria empresa têm domínio, pode melhorar ou piorar se fizer ou não algo a respeito.

OPORTUNIDADES – são os situações positivas que podem levar a empresa crescer, melhorar a lucratividade a eficácia etc

  • Maior número de eventos esportivos na região

  • Previsão de mercado de queda do dólar (possibilidade de importar Matéria Prima com menor custo)

  • Incentivo fiscal na cidade x

Aqui, você deve listar todas as oportunidades que o grupo está visualizando, e depois é feito análise para definir quais são mais adequadas para perseguir

AMEAÇAS – ao contrário das Oportunidades, são situações passíveis de ocorrerem que podem levar a empresa ficar estagnada, demorar mais para atingir objetivos, etc

Obs.: Uma oportunidade também pode ser uma ameaça dependendo do ponto de vista

  • Previsão de mercado de queda do dólar (possibilidade de concorrentes trazerem produtos finais a preços melhores)

  • Política ecônomico-fiscal

COMO GERAR UMA MATRIZ SWOT?

A matriz Swot é muito utilizada como ferramenta do Planejamento Estratégico, mas você pode utilizada apenas para gerar Planos de Ações.

A eficácia da Matriz Swot é obtida com um maior número de pessoas pensantes a respeito da empresa, então reúna uma equipe, preferencialmente de área diversas. Uma sugestão: analise cada quadrante:

  1. Vá anotando todas as alternativas surgidas em cada quadrante

  2. Depois peça para cada um do grupo escolher 3 alternativas em cada quadrante

  3. Priorize análise das mais votadas em cada quadrante

  4. Para FORÇAS – analise o que pode melhor, ou usar na área de Marketing e Propaganda este diferencial. Não esqueça de utilizá-las no endomarketing.

  5. Para FRAQUEZA – gere planos de ação para que sejam minimizadas ou eliminadas. Não esqueça de antes fazer uma análise crítica de impacto, tempo e orçamento.

  6. Para OPORTUNIDADES – analise a possibilidades com o Planos Futuros da empresa – sua missão, visão e valores – e analise também impacto do orçamento para definir se vale realmente a pena mobilizar recursos – físicos, financeiros e tempo para esta oportunidade.

  7. Para as AMEAÇAS – sempre é bom ter um responsável por monitorar cada ameaça priorizada, além de ter um Plano de Ação caso ocorra. Lembre-se que uma possível ameaça pode comprometer todas as ações anteriores.

CRUZANDO AS ANÁLISES:

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.

Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

LEIA mais sobre MATRIZ SWOT em:

http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/

http://www.sobreadministracao.com/matriz-swot-analise-guia-completo/

Eu espero que você "arregace as mangas" e inicie o seu Planejamento 2017, seja qual for a ferramenta que você for utilizar!

Se você gostou, compartilhe! Se você quiser receber os outros textos na sequência, cadastre-se no rodapé!

Posts Destacados
bottom of page